terça-feira, 28 de agosto de 2012

Escritores vs Editores ??

Hoje deixo-vos aqui uns excertos de uma notícia sobre a mudança de paradigma da relação Escritor/Editor, do Público "Editores e autores continuam amigos mas os negócios já são à parte", que considero bastante interessante . Gostei especialmente da posição do escritor Rui Zink em relação ao assunto.

"[...]As relações profissionalizaram-se porque «houve uma mudança de paradigma» na edição, diz Ana Maria Pereirinha, que trabalha em edição desde 1999 - já passou pela Temas e Debates, QuidNovi e agora está na Planeta. «Essa mudança de paradigma deu-se a partir do momento em que os escritores deixaram de estar nas vanguardas, passaram a estar atrás do público em vez de estar à sua frente: agora os escritores escrevem para o público, já não é o público que vai atrás da novidade.» [...]"

"[...] Rui Zink, escritor mais experiente, diz que é um mito que os escritores sejam prima-donas e se incomodem quando os editores lhes fazem sugestões: «Acontece que, para o autor, o seu livro tem um valor afectivo que não tem para mais ninguém - e um editor que não entende isso ou ridiculariza isso devia mudar de profissão.» Ou seja: «Um editor que lhe diz «amo tanto o teu livro como tu o amas» está a mentir.» Ana Maria Pereirinha acrescenta que os «escritores são especiais» e os editores, afinal, «têm de saber gerir as suas sensibilidades, têm de saber compreender aquele material humano» [...]"

"[...] Rui Zink diz que a relação entre editores e autores mudou «a partir do momento em que a alta finança descobriu que há dinheiro a ganhar no livro». Por isso, Zink acrescenta: «Não aconselho nenhum jovem escritor a ser profissional, a ser escritor full-time. A única forma de escapar é conseguir ter a liberdade para não estar sempre dependente do mercado. Um escritor "profissional" arrisca-se a estar sempre a sorrir e a não poder dizer uma bojarda quando lhe apetece.» "

in http://www.publico.pt/

E vocês o que acham?

Sem comentários:

Enviar um comentário