segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Prokemedeu à Segunda-feira

Previsões do Futuro

Tanta gente consulta as previsões meteorológicas dia após dia, na tentativa de conseguir uma previsão mais ou menos exacta do tempo que fará no dia seguinte, na semana que aí vem. Assentam a decisão de levar ou não um casaco para o trabalho, a escolha do destino de férias que farão em meras probabilidades! Eu própria faço parte dessa gente a que me refiro!


A previsão do futuro escapa-se das nossas mãos, no entanto, gostamos de sentir que pelo menos uma parte desse futuro está ao nosso alcance, mesmo que não exacto. Os cientistas criadores dessas conjecturas climatéricas têm um poder muitas vezes subjugado. Cancelam viagens, arrumam toalhas de praia no sótão e fazem as alegrias de velhos guarda-chuvas. Mas também podem incentivar piqueniques, longas caminhadas ou construir planos para uns dias na praia. No fundo, para além de cientistas, inconscientemente assumem funções de conselheiros vaticinantes de moda, profetas no turismo ou mesmo influenciadores de humor.


Mas mesmo detendo todo esse poder, há um que se lhes transcende: o poder da Natureza. As profecias anunciam um temporal que na hora H se desvanece a tempo de sermos acordados com sol imenso…ou um céu limpo que acaba por desabar na nossa cabeça em estado líquido! Não julguemos tão ingrata profissão! Trabalham com predições e probabilidades na tentativa de nos alertarem para um dilúvio ou calor intenso. Acertam na maioria das vezes, mas, se falham, revoltam-se os planos destruídos. Contudo, há ainda quem os defenda e consiga arranjar sempre um subterfúgio para aliviar a sua culpa! Justificações que chegam a tornar-se verdadeiros provérbios...não fosse tão familiar a expressão "casamento molhado, casamento abençoado"!


Mas será que meros meteorólogos podem realmente afectar o nosso humor esperado? Ou atribuímos demasiada responsabilidade ao cosmos pela nossa felicidade?! Não é verdade que já foram desmesuradamente felizes com a chuva a escorrer nas vossas faces? Quem nunca dançou à chuva?


Por outro lado, olhem hoje pela janela…um lindo dia de sol morno e céu azul! Hoje deveria, então, sentir-me radiante. Será? Ou estou com a neura de segunda-feira?


Aqui fica a inspiração...aproveitemos cada dia ao máximo, faça chuva ou faça sol. E, sendo o futuro uma incógnita intrigante, tomemos as rédeas e lutemos para que o sol brilhe sempre, mesmo que apenas dentro de nós!

3 comentários:

  1. Muito bem... e quando uma chatice bater à porta vamos tentar reduzi-la a um dia de chuva e tentar, talvez, dançar à volta dela! ANA

    ResponderEliminar
  2. "Manhã de nevoeiro, tarde de soalheiro. Vermelho no mar, sol a raiar. Quem anda à chuva molha-se." Esta última não tem nada a ver, mas apeteceu-me... Continuo a gostar do que escreves. Nunca dancei à chuva, mas tenciono experimentar, já que nadar à chuva é bom. Fico à espera de mais. Segunda-feira de neura... desde sexta???
    Couvinha de Bruxelas

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo apoio e pelos comentários sempre espectaculares :)

    ResponderEliminar