segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prokemedeu à Segunda-feira

“Mas que coincidência!”

O que serão afinal estas coincidências de que todos falamos? Serão fenómenos para os quais não conseguimos explicação lógica, ou simplesmente obras do acaso com um timming bizarro? E se se tratar deste último caso…será que o acaso realmente existe?

São todas questões para as quais não encontramos resposta por mais que procuremos, tal como saber onde acaba o Universo. Mas é um assunto sobre o qual, sem dúvida, vale a pena pensar um pouco!

Se repararmos, no final das novelas todas as vidas se cruzam, muitas das desgraças que acontecem se vêm a revelar uma porta que se abre para algo melhor e muitos momentos alegres depois se transformam em algo diferente. Aqui, as coincidências fazem parte de um guião, foram projectadas para conduzir ao fantástico desenlace. Aqui, as coincidências são acontecimentos desmistificados, pois quem as escreve tem um poder que nós não temos sobre as nossas vidas. Quem as escreve conhece todas as personagens, todas as histórias e traça os acontecimentos que constroem o seu futuro.

Contudo, na vida real, não somos este ser omnisciente! Portanto, para nós, esses fenómenos transcendem a nossa compreensão, são puras coincidências!

Mas será que também existe alguém a escrever o enredo das nossas vidas? Alguém que tem esse conhecimento e força maiores, alguém que pode provocar encontros e desencontros, que direcciona as nossas vidas? A resposta a esta questão está ligada à da existência ou não de uma divindade ou de um poder místico. Uns acreditam que as coincidências são a demonstração dessa força divina, outros que elas já estavam há muito escritas nas cartas, búzios ou até nas estrelas. Independentemente daquilo em que acreditamos, uma coisa é certa, as coincidências deslumbram-nos e intrigam-nos!

Olhamos para trás nas nossas vidas e pensamos “há males que vêm por bem”! É realmente curioso como os acontecimentos se cruzam e revelam algures na nossa vida. Grande parte das vezes podemos não perceber o sentido daquela coincidência no momento, mas mais tarde vem fazer todo o sentido…ou não! E é aí que reside o fascinante mistério!

2 comentários:

  1. As coincidências fazem parte da nossa vida...partilhem as vossas descobertas!

    ResponderEliminar
  2. Coincidência é a maneira de Deus permanecer anónimo. - Albert Einstein
    Woody Hayes disse, "sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade".
    Nem sempre há sorte ou boas coincidências, ou porque não estamos suficientemente preparados ou porque aquela não é a oportunidade ideal.

    Ficaremos sempre na incógnita: Foi coincidência, sorte, azar, destino, porque sim....?
    Couvinha de Bruxelas

    ResponderEliminar